setembro 2017 - Correio da Baixada Maranhense

Últimas Notícias

Post Top Ad

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

TRÁGICO ACIDENTE MARCA FINAL DE DOMINGO EM VITÓRIA DO MEARIM

12:27 2

O fim de domingo no município de Vitória do Mearim terminou de forma trágica para Décio Coelho e Tifany Arouche. Os jovens se envolveram em um acidente no trecho da BR 222, próximo ao Posto Campeão, os mesmos estavam em uma moto que chocou-se com um ônibus da empresa Aparecida com destino a Imperatriz.


Durante o dia, os mesmos teriam participado de um batizado, no qual Décio Coelho foi o padrinho da filha de seu irmão. Quanto à Tifany, as informações repassadas é que a jovem morava em São Paulo e passava uns dias com os familiares que residem no município da Baixada. À noite, Décio e Tifany encontravam-se na comemoração do batizado que teria acontecido pela manhã. Não há mais detalhes sobre o ocorrido, a tragédia pegou os habitantes de surpresa, tendo em vista que as vítimas eram muito conhecidas.



Ver mais...

sábado, 23 de setembro de 2017

RIO MEARIM, A PROBLEMÁTICA DOS ÚLTIMOS ANOS - TEXTO DO PROFº ADENILDO BEZERRA

08:43 0
ENTENDA A PROPAGAÇÃO DO MURURU NO RIO MEARIM

Trecho do Rio Mearim no município de Vitória do Mearim (Foto: Enauum Abusale)
Nos últimos quatro anos consecutivos, o rio Mearim, em seu baixo curso, sobretudo nos municípios de Vitória do Mearim e Arari, vem tendo um aumento considerável do mururu em seu leito. A presença dessa planta aquática é comum no rio, porém, ano após ano, o acúmulo da mesma vem se tornando uma constante e preocupando a população ribeirinha. Nas redes sociais, a preocupação das pessoas com esse fenômeno incomum, é grande. Diariamente várias fotos e vídeos são postados retratando o ocorrido. Da mesma maneira, muitos comentários e opiniões são postados. 


Bem, mas o que vem causando esse aumento do mururu no rio Mearim? Esse fenômeno é benéfico ou maléfico? Que consequências ele pode trazer? Tenho me dedicado a pesquisar sobre esse incômodo tema há mais de uma quinzena. Li artigos e matérias jornalísticas que tratam do tema em questão. Vou compartilhar neste breve texto as minhas descobertas, baseadas em argumentos de especialistas.

Em dezembro de 2016, o Jornal O Estado do Maranhão publicou uma matéria com o seguinte título: “Leito do Rio Mearim volta a ser coberto por plantas aquáticas”. Na matéria, técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), disseram que “o principal motivo para o aumento na quantidade de plantas é a maior presença de nutrientes na água. Esse problema é intensificado na época de estiagem, pois o volume de água diminui, o que acarreta a maior concentração dos nutrientes”. Em quantidade moderada, o mururu ajuda a “filtrar” a água, mas em excesso prejudica a qualidade do rio, reduzindo o índice de oxigênio na água. Uma consequência é extinção da fauna ictiológica. 

Em janeiro de 2015, o rio Cabiparibe, na cidade do Recife, sofreu com o problema. A professora Kerine Magalhães, do Departamento de Biologia de Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), disse que “os poluentes orgânicos e os detritos que são despejados no rio são uma das principais causas para a propagação desses vegetais, que possuem propriedades “filtrantes” e uma grande capacidade de armazenamento sem seus tecidos. Os esgotos que são despejados no rio são a principal porta de entrada para este material”. 

Em abril de 2014, esse fenômeno foi registrado também no rio São Francisco, próximo à cidade de Petrolina, Pernambuco, em matéria veiculada pelo portal de notícias G1 com o título: “Baronesas às margens do Rio São Francisco são alerta de poluição”. Procurado pelo G1, à época, o ambientalista Vitório Rodrigues disse que “o crescimento da planta acontece porque há pouca correnteza. As baronesas quando morrem é lógico que tudo que a planta absorveu em termos de poluição que não foi retirado, que não foi jogado fora do manancial em que está, vai ser devolvido para a água e tudo vai continuar como antes ou talvez pior”. 


De tudo que foi exposto acima, observamos que, durante a estiagem, o volume de água diminui e há um aumento de nutrientes na água. Isto aliado com a poluição e o calor, potencializa a reprodução do mururu, uma vez que a planta possui uma intensa atividade biológica. O mururu é benéfico em quantidades normais. Em excesso, causa problemas à oxigenação da água, à passagem da luz solar que propicia a fotossíntese, à navegação, à pesca, e, como já foi falado, causa a mortandade dos peixes. Todos os especialistas que li, recomendaram a retirada do acúmulo de plantas, a fim de evitar que tudo que foi absorvido pela mesma retorne para a água após sua morte. 

Cientificamente, o mururu é conhecido como Eichornia crassipes. Recebe outros nomes vulgares como jacinto d’água, lírio d’água, agupé, baronesa, rainha dos lagos, entre outros. A planta é originária das Américas do Norte e do Sul.

Por Adenildo Bezerra
Geográfo formado pela Universidade Estadual do Maranhão
* Texto retirado da página pessoal do Professor Adenildo
Ver mais...

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Prefeitos do MA desviam recursos do Fundeb para outras áreas

16:41 0

Municípios maranhenses ganharam na Justiça direito de receber quase oito bilhões de reais do governo federal para serem usados na educação.




Os 217 municípios maranhenses ganharam na Justiça o direito de receber quase oito bilhões de reais do governo federal para serem usados exclusivamente na educação. O dinheiro vem do antigo Fundef, atual Fundeb - Fundo para o Desenvolvimento da Educação Básica, que no entendimento da Justiça foi depositado em valores abaixo do que deveria durante oito anos. Só que tem prefeito no Maranhão que, apesar das carências nas escolas, quer usar a verba de outro jeito.

Como é o caso de escola municipal de Tutóia, a 463 km de São Luís, onde o seu funcionamento ocorre nos fundos de um bar. No local, tudo é improvisado. Parede sem pintura, cadeiras e carteiras velhas. O casebre não tem nenhum pátio ou refeitório para as crianças.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Tutóia, Elivaldo Ramos, diz que no espaço não há possibilidade de aprendizado em virtude da falta de infraestrutura. “Na minha opinião é quase impossível de tentar se aprender alguma coisa aqui porque a própria estrutura não oferece essa condição”, reclamou.

Esta é a realidade de algumas escolas no município de Tutóia que tem quase 60 mil habitantes e onde o pau de arara ainda funciona como transporte escolar. O município que acaba de receber 42 milhões de reais do governo federal para investir exclusivamente na educação.

Mas o prefeito da cidade, Romildo Soares (PSDB), quer que o dinheiro seja usado em outras áreas. “Hoje o momento que atravessa o nosso Brasil, os nossos municípios eu acho um exagero gastar todo esse dinheiro na educação”.

Estudantes em Tutóia ainda vão à escola por meio de pau de arara (Foto: Reprodução/TV Mirante)

O dinheiro é referente a uma Ação movida pelo o Ministério Público Federal de São Paulo que detectou que durante os anos de 1998 e 2006 o governo federal depositou menos do que deveria para a educação dos municípios de 19 estados.

A União foi condenada a pagar 98 bilhões de reais a esses municípios. Um dinheiro que segundo o procurador do Ministério Público de Contas do Maranhão, Jairo Vieira, poderia revolucionar a educação nos municípios mais pobres. “É como se o município ganhasse na loteria. Nestas circunstâncias nós acreditamos que esses recursos eles podem efetivamente mudar a realidade e melhorar muito a realidade da educação destes municípios”, explicou.

No início do mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a verba deve mesmo ser usada somente na educação. Porém, têm municípios utilizando o dinheiro, inclusive, para pagar advogados na tentativa de agilizar o processo para receber a verba. Só no Maranhão 170 municípios fecharam contratos com escritórios de advocacia e ofereceram 20 por cento do dinheiro recebido. Uma comissão bilionária do dinheiro que deveria ir para as escolas.

Escola em Parnarama é construída de forma improvisada (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Ao todo, os 217 municípios maranhenses devem receber 7,7 bilhões de reais. O secretário de controle externo do TCU, Alexandre Caminha, ressalta que o gestor que destinar os recursos fora da educação ele poderá sofrer penalidades. “O gestor que aplicar esses recursos fora da educação ele poderá ter tomado de conta especial, que é um processo do TCU para verificar quem cometeu irregularidade, por qual motivo e qual o valor ele vai ter que devolver em eventuais multas podem ser aplicadas, entre outras penalidades”.

O município de Parnarama, situado na região leste do Maranhão e com quatro mil habitantes, recebeu quase 37 milhões de reais da União. Mais de seis milhões foram para pagar um escritório de advocacia e para gastar o restante a Câmara Municipal que aprovou uma lei prevendo a utilização do dinheiro em reformas. Entre outras obras no portal de entrada serão gastos 300 mil reais. Outros 300 mil na reforma do cemitério e 700 mil para a reforma de campos de futebol e ginásios de esporte.

O dinheiro poderia ser usado, por exemplo, para melhorar a situação de escolas onde falta infraestrutura. Em algumas na região as paredes são de barro e o teto é de palha. O professor Patrício Pereira enfatiza que espera que um dia a escola onde leciona possa ter um ambiente adequado tanto para ele quanto aos alunos que ensina. “A gente sempre sonha com um ambiente bem melhor tanto para o professor quanto para as crianças, principalmente”, disse.

O procurador-geral de Justiça do Maranhão, Luis Gonzaga Martins Coelho, pontua que os recursos recebidos pelos gestores de cada município devem ser destinados para a educação. “Esses recursos deverão ser aplicados exclusivamente na educação. É a primeira solução para resolver todas as outras mazelas começa na educação. Educação é a base de tudo”, finalizou.

Recursos destinados à Educação estão sendo usados para construção de ginásios de esporte no MA (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Ver mais...

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Semana de renegociação de dívidas é aberta em shopping

10:46 0

Começou nessa segunda feira (18) e vai até quintafeira (21), no Viva do Shopping da Ilha, a Semana de Renegociação de Dívidas, um evento em comemoração pelos 27 anos do Código de Defesa do Consumidor, realizado pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (ProconMA).

A semana de renegociação conta com stands das empresas de telefonia fixa e móvel (Tim, Oi, Claro e Vivo), bancos (Caixa e Itaú Unibanco), TV por assinatura (NET, Claro e Sky), Universidade (Pitágoras), concessionárias de serviços públicos (Cemar e Caema).

Para o presidente do ProconMA e do Viva, Duarte Júnior, esta é uma oportunidade de o consumidor renegociar sem juros. “A semana de renegociação permitirá ao consumidor negociar seus débitos, se ver livre do superendividamento, e também de as empresas terem mais uma oportunidade de conversar com seus consumidores. A regra é renegociar, sem juros, ainda podendo propor, a depender da empresa, o parcelamento dessa dívida”, explicou.

Foi o que fez Domingos Jesus Pereira, 49 anos, morador do Anjo da Guarda, que conseguiu um bom desconto e parcelamento conforme suas condições. “Aproveitei a semana de renegociação e vim quitar a minha dívida. Gostei muito, é sempre bom colocar as contas em dia”, disse.

Para renegociar a dívida, é necessário que o consumidor apresente documentos que comprovem os débitos, além de RG, CPF, comprovante de residência, e uma proposta de parcelamento.

Além disso, quem desejar, pode ser uma ótima oportunidade para realizar a emissão de documentos, a unidade do Viva no Shopping da Ilha, que funciona de segunda à sábado.

Ver mais...

PREFEITA DÍDIMA COELHO REFORMA ESCOLA, NÃO PAGA OS EMPREITEIROS E CRIANÇAS FICAM SEM AULAS

08:50 0
Na foto, Dídima Coelho e sua vice prefeita, Elzir Lindoso.
É isso mesmo!
A prefeita do município de Vitória do Mearim, Dídima Coelho (PMDB), mais uma vez mostra a falta de compromisso e total descaso em sua administração.

Em um vídeo que está circulando as redes sociais, Genivaldo, o responsável pela reestruturação da Escola Municipal Raimunda das Graças Garcia Silva, explanou a situação. O mesmo foi procurado por uma equipe da prefeitura para que realizasse os serviços de pinturas e reparos no prédio escolar, sendo informado que ao fim de seus serviços, receberia seu devido pagamento juntamente com sua equipe de empreiteiros, que residem no povoado de localização da escola. A referida escola fica localizada na zona rural do munícipio, no povoado de Japão Grande.  

Conforme o vídeo, supõe-se que a reforma da escola teria sido feita sem a realização de licitação, procedimento administrativo que norteia de forma correta a contratação de serviços ou aquisição de produtos por entes da Administração pública. A ausência ou inexigência de licitação, acarreta a detenção de três a cinco anos, mais o pagamento de multas, como prevê o artigo 89 da lei 8.666/93 – A Lei de Licitações. No caso de dispensa de licitação, a mesma deve ser provada formalmente pela administração pública, além de comprovar que o ato não provocou prejuízos aos cofre públicos.

Genivaldo, procurou a prefeitura de Vitória do Mearim a fim de obter esclarecimentos sobre o pagamento dos seus serviços juntamente com seus trabalhadores. “O pessoal da prefeitura me contratou para fazer o serviço e assim que terminasse o serviço, o pagamento seria feito. Até agora, está com mais de vinte dias e nunca apareceram para fazer o pagamento”, declarou Genivaldo. Como não recebeu o seu pagamento e de sua equipe, o responsável pela obra tomou a iniciativa de fechar a escola até que receba por seus serviços. Genivaldo foi surpreendido em uma ligação feita por Almir Coelho, esposo da prefeita Dídima, notificando que a polícia estaria prendendo-o juntamente com a zeladora da escola. Em um das tentativas de busca de esclarecimentos, Genivaldo não foi bem recebido por Gardênia Coelho, cunhada da prefeita Dídima. “Falei com o secretário de obras, falei com um dos secretário educação deles, inclusive a Gardênia me recebeu muito mal por telefone”.


O governo de Dídima Coelho, segue na mão contrária tendo diversas denuncias em redes sociais, atos de repúdio que têm mostrado a insatisfação da população vitoriense na forma como o município vem sendo administrado. A dispensa de licitação, pode figurar também ato de improbidade administrativa e perda de direitos políticos, após analise das prestações de contas do mandato.

VEJA NA ÍNTEGRA O VÍDEO EM QUE GENIVALDO EXPLICA O OCORRIDO



Ver mais...

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Após ser ofendido por Flávio Dino, João Dória vem a São Luís para falar sobre modernidade na gestão pública

09:37 0

A convite da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Federação das Indústrias (Fiema), Federação do Comércio (Fecomércio) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), entidades que compõem o Conselho Empresarial do Maranhão (Cema), criado e presidido pelo governador Flávio Dino (PCdoB), o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), vem ao Maranhão no final de novembro para proferir, na capital, palestra sobre a modernidade na administração pública.

O anúncio da vinda do prefeito paulistano a São Luís ocorre três dias após a publicação de uma ampla reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico, na qual Flávio Dino o ofende, gratuitamente, classificando-o de inexperiente, arrogando, traidor e com perfil fascista. Ninguém sabe o porquê desse bombardeio verbal do governador maranhense, mas, segundo alguns analistas, ele quis chamar Dória para um debate em nível nacional, mas este nem ligou para o que foi dito.

O curioso desse convite da classe empresarial a João Dória é que o interesse para ouvi-lo se deve, justamente, pelas ações que vem desenvolvendo para modernizar São Paulo, ou seja, por tudo aquilo que Flávio Dino desconhece nele. Outro motivo do empresariado para ouvir Dória é a possibilidade de vir a ser candidato a presidente da República em 2018, possibilidade que o governador vê como um perigo para o país, pois para ele Dória é "um Collor piorado", numa referência ao senador alagoano Fernando Collor de Melo, ex-presidente da República.

O tema da palestra de Dória é Modernização da Gestão Pública, "escolhido por estar associado ao governo que realiza na principal cidade do país, São Paulo, que vem se tornando um modelo, pois esta seria a proposta dos empresários", diz nota distribuída pelas entidades patronais nesta quinta-feira (14).

Ver mais...

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Prefeita Camyla Jansen recebe viatura policial para Cajari

06:45 0

Em atendimento a solicitação da Prefeita Camyla Jansen de Cajari, o município recebeu do governo do Estado uma viatura policial para as ações de segurança do município. Camyla esteve com o governador Flávio Dino na tarde desta quarta-Feira (13), no Palácio Henrique de La Roque.
A entrega das viaturas policiais faz parte do Plano de Modernização das Policias Civil e Militar na qual o governo estadual pretende entregar 300 viaturas na capital e interior do estado.
O chefe da casa civil, Marcelo Tavares, esteve acompanhando a atual gestora neste compromisso na capital São Luís. Tal como ficou comprovado que mais uma vez o governo do estado atendeu a Prefeita Camyla Jansen.
Ver mais...

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Alistamento militar é unificado e passa a operar on-line

08:12 0

O alistamento militar das Forças Armadas passará a ser feito em uma plataforma online, com todas as fases de recrutamento previstas em um sistema eletrônico. Pela internet, os candidatos poderão fazer o alistamento, mas ainda permanece a opção de procurar uma Junta Militar. Nessa etapa, os jovens indicam em qual força preferem prestar o serviço militar.

As organizações militares deverão atualizar o Sermilmob com dados referentes aos jovens dispensados ou incorporados ao serviço militar. Nos municípios tributários (considerados contribuintes à convocação para o Serviço Militar Inicial) para mais de uma força armada, a seleção geral será realizada por comissões compostas pelos militares das forças interessadas.

Anualmente, cerca de 1,8 milhão de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 100 mil são incorporados às Forças Armadas.

Ver mais...

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Prefeito Almeida Sousa se reúne com moradores das Comunidades do município de Igarapé do Meio

07:16 0

Uma nova forma de administrar o Prefeito Almeida Sousa vem realizando no município de Igarapé do Meio, ao invés de ficar somente em seu gabinete, o prefeito prefere sair em campo, conversar com a população e ver de perto a necessidade de cada comunidade para poder aplicar as soluções necessárias e assim resolver os problemas de cada localidade.
E baseado nesta nova forma de governar, Almeida Sousa juntamente com o Secretário municipal de Agricultura Familiar, Pedro Igo Frazão vêm realizando reuniões em comunidades para ouvir sugestões dos moradores e coletar informações para aplicar um trabalho eficiente que vai de acordo com os anseios da população.
As reuniões já aconteceram em 07 comunidades (Fazenda União, Puraqueú, Vila Riachão, São Vicente, Bacuri II, Maximiano e Capoeira).
O Prefeito Almeida faz questão de ir pessoalmente para verificar "in locu" as principais necessidades dos agricultores familiares, com mapeamento das áreas e verificação dos melhores investimentos a serem encaminhados, estimulando desta forma a agricultura familiar em cada Povoado.
Os moradores agradeceram e disseram que se sentem felizes que a nova gestão tenha esse pensamento de trabalhar em parceria com o povo, ouvindo o homem do campo.
"É a primeira vez que um Prefeito vem à comunidade saber o que estamos precisando, nunca nenhum tinha tido essa iniciativa" disse o morador de uma das comunidades visitadas.
A nova gestão de Igarapé do Meio com trabalho e ação busca ouvir as necessidades da população, viabilizando assim parcerias para o crescimento da cidade e a satisfação de todos.

Ver mais...

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

A FARSA DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE VITÓRIA DO MEARIM

15:09 0

A Prefeitura Municipal de Vitória do Mearim, sob a gestão de Dídima Coelho (PMDB), tornou publico em sua página no Facebook, os serviços de iluminação pública recentemente realizados no município. Nos últimos noves meses, o índice de assaltos e furtos aumentou consideravelmente em Vitória do Mearim fazendo com que a população evite ao máximo as saídas no período noturno por conta da elevada escuridão predominante nas ruas e avenidas.

Na nota publicada em sua página oficial do Facebook, a prefeitura informa que na iluminação das vias urbanas e rurais do município foram utilizadas lâmpadas de LED. O que ocorre é que o custo de uma lâmpada de LED para iluminação pública varia entre R$ 55,00 a R$ 200,00. Assim, pode-se notar  que a potência do produto utilizado nos serviços de iluminação em Vitória do Mearim é de baixíssima qualidade, dessa forma não suprindo a necessidade e tornando os habitantes prisioneiros da violência com a ineficácia do poder público. Vale lembrar que, todos os meses recebemos na conta de energia uma taxa correspondente à iluminação pública, recurso este  repassado integralmente  para a prefeitura.


O ex-vereador do município, Laercio Faray, realizou uma espécie de vistoria pelas ruas de cidade e mostrou a realidade da iluminação das vias urbanas de Vitória do Mearim. Com base nos vídeos, pôde-se perceber a verdadeira situação calamitosa que vem assombrando os vitorienses. A taxa de iluminação pública cobrada aos proprietários de imóveis é calculada de acordo com a classificação de classes determinadas pela Companhia Energética do Maranhão, girando em torno de R$ 8,05 a R$25,00, podendo ser cobrado valor maior dependendo do imóvel.  O montante é repassado para a prefeitura mensalmente, a fim de que sejam feitas manutenções no serviço através de empresa contratada pela gestora municipal.


Pode-se observar ainda que, na nota publicada pela prefeitura, a gestão de Dídima Coelho responsabiliza figuras politicas do município, intitulando-as de “INCOFORMADOS”, como mandantes  de ação criminosa de vândalos com intuito de depredação de patrimônio público.

VEJA NA ÍNTEGRA OS VÍDEOS QUE FORAM GRAVADOS PELO EX VEREADOR



Ver mais...

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

CEMA de Vitória do Mearim retorna às avenidas da cidade no 7 de setembro

08:19 0
Após dois anos ausentes no desfile cívico, a escola mostrou seu potencial sob direção da Profª Janaína Marinho.


O Centro de Ensino Dr Raimundo Magno Alves da Silva, o CEMA de Vitória do Mearim, este ano surpreendeu a todos com seu retorno ao desfile de 07 de setembro que faz parte do calendário municipal de eventos, integrando à tradição do festejo de Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira do município.

Com o tema “A essência do Raimundo Magno – Projetos”, a escola levou para as avenidas vitorienses seus eventos e projetos desenvolvidos com os alunos na comunidade escolar. Os bastidores do desfile contaram com a colaboração dos servidores que integram o corpo docente, administrativo e operacional que durante o percurso do desfile pôde-se perceber o envolvimento de todos. A equipe de servidores da organização do desfile foi comandada pela Profª e gestora da escola, Janaína Marinho, assistida ainda por Carlos Augusto (gestor adjunto), Biné Cardoso, Profª Lucivânia e Profª Marcicleia.

A Banda Marcial Profª Teresinha França, a estrela maior do desfile, foi comandada pelo Regente Wagner de São Luís, que possui oito anos de trabalhos prestados no munícipio à frente da banda marcial das escolas da rede municipal na gestão da Prefeita Dóris Rios. A corporação estava sendo calorosamente aguardada por todos, tendo em vista que sua última apresentação deu-se em 2014. Seu retorno foi marcado e iniciado com apresentação no munícipio de Olinda Nova, abrilhantando o desfile da rede municipal.

 A Banda Marcial Teresinha França possui títulos conquistados em campeonatos de Bandas e Fanfarras no estado do Maranhão

A escola obteve elogios por parte da população vitoriense com sua passagem pelas avenidas, aplaudindo a competência e comprometimento da gestora Janaína Marinho e sua equipe desde o ano de 2015, quando a mesma assumiu a direção da escola.




Ver mais...

Post Top Ad