Cancelado!!! 90º Festejo a São Marçal - Correio da Baixada Maranhense

Últimas Notícias

Post Top Ad

terça-feira, 20 de junho de 2017

Cancelado!!! 90º Festejo a São Marçal

Organizadores não conseguiram apoio do governo Flávio Dino (PC do B), para realizar o 90º Encontro de Bois de Matracas em homenagem a São Marçal. Festejo acontece desde 1928 e sempre contou com apoio dos órgãos públicos


Mais de 50 grupos de bumba meu boi, sotaque de matraca, estavam sendo esperados para se apresentar em honra a São Marçal, na sexta-feira (30), na avenida que leva o nome do santo, que é um dos homenageados no mês de junho em São Luís.
Este ano (2017), seria a 90ª edição, para não perder a tradição que durante todo o dia, reúne cerca de 400 mil pessoas na avenida.
O tradicional encontro dos bois de matraca, além de celebrar o dia de São Marçal, celebra também o Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi, instituído pela Lei Municipal Nº4544, de 23 de novembro de 2005.
Parabéns ao governo Flávio Dino (PC do B), por quebrar uma trajetória cultural e religiosa do povo maranhense.
História
O primeiro encontro de bois no João Paulo data de 29 de junho de 1928, quando os batalhões do Sítio do Apicum, o Boi do Lugar dos Índios, do povoado de São José dos Índios, em Ribamar, e, segundo contam alguns, o Boi da Maioba se reuniram no espaço onde hoje é a Praça Ivar Saldanha, sob o pedido de José Pacífico de Moraes, comerciante, apreciador da cultura popular, que resolveu reproduzir, em seu bairro, um encontro que já ocorria desde 1924, todo dia 29, em honra a São Pedro, na então Vila do Anil.
O encontro se repetiu todos os anos até 1949, quando foi para o Monte Castelo, mas ficou lá somente um ano. Depois, foi para o Bairro de Fátima e rodou por outros bairros até retornar ao João Paulo, em 1959.
Somente nos anos 1980 a festa tomou a forma que tem hoje. Em 2006, a Prefeitura de São Luís, depois de ter sancionado a lei que alterou o nome da Avenida João Pessoa para São Marçal, atribuiu à Festa de São Marçal, através da lei Nº 4626 de 14 de julho, o título de bem cultural e imaterial, transformando a data no Dia Municipal do Brincante de Bumba Meu Boi.
Atualização às 13h50 
O Blog entrou em contato com o presidente do Instituto São Marçal, Raimundo Moraes, e foi informado que já foi procurado a prefeitura municipal de São Luís e não obteve o patrocínio que possa garantir efetivamente o festejo e quanto ao governo do estado o presidente do Instituto informou que conseguiu a estrutura de Palco, Som e Luz e uma ajuda financeira muito aquém do orçamento para viabilizar a festa.
Segundo o presidente o orçamento previsto é de R$ 50 mil. No ano passado essa mesma quantia foi repassada mais com antecedência. Agora como restam apenas 9 dias para o evento isso pode comprometer uma das festas mais tradicionais da cultura popular maranhense.
Ele foi taxativo, a organização do tradicional festejo não será realizada pelo Instituto São Marçal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad