2018 - Correio da Baixada Maranhense

Últimas Notícias

Post Top Ad

domingo, 9 de dezembro de 2018

VITÓRIA DO MEARIM: Prefeita atrasa salários de servidores e é flagrada em compras em Shopping da capital

05:45 0
Dídima Coelho flagrada em compras na loja Riachuelo na capital.


Vitória do Mearim, localizada a 178km de São Luís, vive uma das mais desastrosas administrações pública de sua história. Tendo como gestora a Sra. Dídima Coelho (MDB), o município desde 2017 vem sofrendo graves consequências em todas as áreas, desde a economia até a saúde.

Nos últimos meses, os servidores públicos vem travando uma guerra contra a gestora no que tange à folha de pagamento do município. Dídima Coelho, há meses vem atrasando salários de servidores concursados, contratados e aposentados pelo instituto de previdência do município. A folha vem sendo paga parcialmente, ou seja, parcelada por categorias. Neste mês de dezembro, até o momento somente vigias e agentes de serviços gerais receberam seus proventos.

Na última quinta-feira, 07, Dídima Coelho foi flagrada por meio de fotos fazendo compras em loja de um dos Shoppings da capital. As fotos logo se espalharam pelas redes sociais causando tamanha indignação por parte da população, e em especial os servidores públicos. Segundo informações repassadas à este blog, dão conta que alguns usuários de redes sociais receberam mensagens em tom de ameaça, lançadas por familiares da atual prefeita.

Vale lembrar que, Dídima, esposa do ex-promotor Almir Coelho, é alvo de um inquérito instaurado pela Promotoria de Justiça da comarca daquele município que investiga até onde vai os poderes do marido e de suas cunhadas na administração pública. O procedimento foi aberto pela promotora de Justiça Karina Freitas Chaves, no dia 25 de setembro último. O objetivo é barrar o avanço da irregularidade, se confirmada a prática de improbidade administrativa de Dídima Coêlho, em concurso com o marido. Karina Chaves ficou conhecida no meio judicial após colocar atrás das grades Lidiane Leite da Silva, conhecida como “prefeita ostentação” de Bom Jardim-MA.

FOLHA DE PAGAMENTO

Após várias tentativas de conversa sem sucesso com Dídima, o Sindserv, sindicato dos servidores do município, decidiram procurar o MP, na pessoa da promotora local Dra. Karina, no intuito de serem atendidos quanto ao direito de um calendário de pagamento da folha, os mesmos logo tiveram retorno à solicitação, recebendo um cronograma de pagamento para o ano de 2019. No entanto, nota-se que a gestão do município, prejudica seus servidores com as datas do pagamento da folha, tendo em vista que de acordo com a legislação trabalhista, o empregador deve realizar pagamento de proventos até o quinto dia útil do mês.

SERÁ DÍDIMA COELHO, A NOVA PREFEITA OSTENTAÇÃO DO MARANHÃO?

Ver mais...

terça-feira, 10 de abril de 2018

VITÓRIA DO MEARIM: A verdadeira realidade da estrada que dá acesso ao povoado Japão

05:29 0



O período de chuvas atinge consideravelmente todos os setores de um município, desde a economia local até a mobilidade urbana e rural, passando pela agricultura que muito sofre no período por conta do transporte que as estradas e vias, sendo elas urbanas ou rurais, sofrem com a fenômeno da natureza.

Em Vitória do Mearim, não é diferente. Os moradores do povoado da região do Japão, onde muito trabalham com a produção agrícola vêm sofrendo com as condições que se encontram a estrada que dá acesso à sede do município. O não escoamento de toda produção acaba trazendo prejuízos aos agricultores da região, que são obrigados a estocar todos os produtos, resultando no estrago e perdo do investimento realizado. As ruas dos principais bairros de Vitória do Mearim, estão na mesma situação, muitas até intrafegáveis. 

Em uma matéria duvidosa publicada em um blog, OS INCAUTOS possuídos de PERVERSIDADE da atual gestão do município, tentam maquiar a atual realidade da estrada de acesso aos povoado de Vitória do Mearim. A situação que é totalmente diferente da matéria publicada no blog, é desmascarada por um vídeo gravado no último sábado por assessor de uma vereadora de Vitória do Mearim. 
ABAIXO FOTOS DA VERDADEIRA REALIDADE DE VITÓRIA DO MEARIM E SEUS POVOADOS.



A VERDADEIRA REALIDADE DE VITÓRIA DO MEARIM E SEUS POVOADOS

Estrada da Região do Japão, zona rural de Vitória do Mearim.

Esquerda: Rua Santa Bárbara, povoado Coque. Direita, bairro Novo na sede do municipio.
Bairro Santa Mônica, sede do municipio.
Bairro Novo, sede do municipio.
Bairro Novo, sede do municipio.









Ver mais...

quinta-feira, 15 de março de 2018

Governo do Maranhão amplia cursos de formação de professores da Uema para mais 16 municípios

10:33 0

O governador Flávio Dino, o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Pereira, e prefeitos de 16 municípios maranhenses assinaram nesta quarta-feira (14), no Palácio dos Leões, o termo de cooperação que vai ampliar o Programa Ensinar. Desde o ano passado, a ação tem levado cursos de licenciatura para formação de professores no estado.

De acordo com o governador Flávio Dino, a iniciativa é mais uma que coaduna com as outras ações voltadas para melhoria dos índices educacionais do estado. “Nós temos feito um grande investimento no Escola Digna, que não é só um programa de obras, é um programa de qualidade da educação para que haja mais qualidade na educação”, afirmou.

Em 2017, 12 municípios foram contemplados com as licenciaturas oferecidas pelo programa da Universidade. Agora, com cursos de Matemática, Letras, Pedagogia, Física, Química, Geografia, Biologia e Ciências Sociais, serão 3.148 alunos em 28 municípios no estado.
Atualmente, o Maranhão é o estado que tem o maior salário para professores do país e segundo Flávio Dino, a valorização também passa pela qualificação.

Parceria amplia programa para mais 16 municípios. (Foto: Gilson Teixeira)

“Nós sabemos que isso transita pela valorização dos profissionais que materializa um reconhecimento de direitos mas também materializa fundamentalmente nas atividades de formação, para que a formação dos nossos estudantes seja cada vez melhor”, completou.

Além do Programa Ensinar, com o Escola Digna e o Mais Educação, mais de 50 professores das redes estadual e municipais também tem sido qualificados em todo o Maranhão.

O reitor Gustavo Pereira falou do compromisso da Uema com a melhoria da Educação Básica do estado.

“Temos um compromisso ético com a educação básica do Estado do Maranhão, por isso, para nós, a implantação da segunda etapa além de ser um grande desafio em que contamos com o apoio do Governo do Estado, é também a missão da Uema colaborar com isso”, afirmou o reitor.

Dessa vez, os municípios para os quais o programa será expandido são Anajatuba, Arari, Icatu, Loreto, Paraibano, Pedreiras, Pinheiro, Pirapemas, Presidente Sarney, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Santa Rita, Turiaçu, Viana, Vitória do Mearim e Zé Doca.

Oportunidade


Em Anajatuba, o prefeito Sydney Pereira afirmou que a procura vai ser grande pelos cursos: “Já temos mais de 1000 inscritos e com certeza é o maior avanço em educação que já recebemos no nosso município e em breve vamos ter também o IEMA que vai ser muito bom para toda a população”.

A prefeita e também professora de Presidente Sarney, Valéria Castro, destacou que a oportunidade oferecida pelo Governo do Estado e Uema chegaram no momento ideal, em que o município também busca a melhoria dos índices educacionais.

“Há muito tempo nós não tínhamos essa oportunidade de ter a Universidade no nosso município e nós buscamos isso, ficamos felizes que está dando tudo certo e com certeza vai ser muito exitosa”, completou.

Aluna de Pedagogia em Itapecuru, município contemplado em 2017, Cleonice Quaresma participou da solenidade realizada no Palácio dos Leões e contou como a iniciativa foi uma oportunidade em sua vida: “Eu não teria como fazer uma faculdade, não teria condições de pagar e agora me vejo sendo pedagoga”, declarou.

O público alvo do programa serão professores das redes de ensino que não tenham a formação superior, além de egressos do Ensino Médio e da comunidade em geral. O processo seletivo será realizado no primeiro semestre e as aulas começam no segundo semestre de 2018.

FONTE: Blog Marden Ramalho
Ver mais...

sexta-feira, 9 de março de 2018

BANDIDAGEM TOMA CONTA DE VITÓRIA DO MEARIM NA TARDE DA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA

10:16 1
Dídima Coelho em ato solene de entrega de viaturas policiais.
Enquanto a gestora municipal, Dídima Coelho (MDB), se promovia pagando aos blogs famosos do estado o recebimento de uma viatura policial, os bandidos faziam a festa em Vitória do Mearim, município que fica a 178 km de São Luís. O município possui 35.472 habitantes segundo censo de 2010. No entanto, o número cresceu expressivamente nos últimos anos, aproximando-se dos 40 mil, intrigando a todos com a sua precariedade na segurança pública nos últimos dois anos. Vitória do Mearim possui apenas três policiais que atuam na localidade.

A tarde da última quinta-feira no município foi a mais perigosa nos últimos meses, segundo populares, quase 30 assaltos foram presenciados/relatados por vítimas e testemunhas. Em um dos casos relatados em redes sociais, houve vítima que tiveram golpes de faca na orelha. A redação do Blog Correio da Baixada Maranhense, teve acesso a um dos relatos das vítimas do assaltos ocorridos no município, o caso do locutor Wilame Matos, que na ação dos bandidos recebeu coronhadas de um revolver.



Em sua rede social, Francilene Matos, esposa de Wilame, relatou sua total indignação com a atual situação que o município se encontra. “É assim que vai ser, os bandidos chegam na nossa cidade, fazem  o que querem  e fica por isso mesmo?”, desabafou a jovem. Em outros perfis, pôde-se comprovar a total insatisfação com a forma que o governo municipal e a policia militar vem tratando a segurança pública de Vitória do Mearim. Conforme as postagens, a policia militar em Vitória do Mearim vem agindo contra o cidadão de bem, nas ações de confiscar veículos enquanto os bandidos fazem a festa.



Ressalta-se que, na última segunda-feira (05), Dídima Coêlho recebeu das mãos do governador Flávio Dino e do deputado Júnior Verde, uma viatura policial em ato solene realizado na capital (foto acima).
Ver mais...

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

No Maranhão, deputado presenteia filho de 15 anos com carro de luxo avaliado em mais de R$ 120 mil

04:27 0

O deputado estadual e presidente do PR no Maranhão, Josimar de Maranhãozinho, não economizou na comemoração do aniversário do seu filho, que completou quinze anos.

Além de uma badalada festa, realizada em uma casa de eventos neste último fim de semana, em São Luís, Moral da BR, apelido pelo qual do parlamentar é mais conhecido no meio político, presenteou o rebento com um automóvel zero quilômetro, modelo Honda Civic, e que está avaliado em mais de R$ 120 mil.

Apesar de não possuir idade para dirigir, o aniversariante e seus amigos comemoraram, e muito, o presentão, conforme se pode constatar no vídeo abaixo que está circulando nas redes sociais e aplicativos de mensagem.

O que intriga também é que, no início deste mês, em Vitória do Mearim, o deputado estadual presentou o empresário e superintendente de articulação regional de Viana, Nato da Nordestina, com uma Hilux zerada na comemoração de seu 51º aniversário.



O Moral da BR, como ficou conhecido, foi o deputado estadual mais bem votado nas eleições de 2014.

Este ano, disputará uma das 18 vagas para a Câmara Federal.

E para alcançar o seu objetivo, não se faz de rogado ao afirmar que já possui, pelo menos, 20 prefeituras o apoiando.

A julgar pelo presente dado ao filho menor de idade, recurso não será problema no projeto “Josimar Deputado Federal”.


Do Blog do Glaucio Ericeira
Adaptações por: Correio da Baixada Maranhense
Ver mais...

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

VITÓRIA DO MEARIM: SECRETÁRIO DE SAÚDE DO MUNICIPIO EMITE NOTA COM INFORMAÇÕES DUVIDOSAS E SEM ASSINATURA

18:07 0

Thiago Santos, secretário de saúde do município de Vitória do Mearim.
Por meio de uma nota emitida em 08/01/2018, o secretário municipal de saúde de Vitória do Mearim, Thiago Santos, levou a público os esclarecimentos da morte de Maria Helena na última segunda-feira, ocorrida no Hospital Kalil Moisés. No entanto, a nota contém informações duvidosas com base no relato repassado pela família de Maria Helena a este blog, além da mesma não apresentar a assinatura do secretário. Thiago Santos, é fisioterapeuta natural do município de Arari.

Maria Helena é mais uma vítima do descaso da saúde no munícipio de Vitória do Mearim. É o segundo bebê que recebeu o nome de Maria e foi vítima de negligência médica e total irresponsabilidade do hospital do município no governo de Dídima Coelho (MDB).

Nota emitida por Thiago Santos.

De posse da nota divulgada pela Secretaria de Saúde de Vitória do Mearim, ficará esclarecido o que realmente aconteceu conforme informações repassadas pela família de Milena e Maria Helena.

1-      Na nota emitida pelo secretário Thiago Santos, informar que Milena haveria optado pelo parto normal. No entanto, Milena informou ao médico Felipe Silva que não teria condições de passar por um parto normal, tendo em vista que a mesma já encontrava-se sem forças para esse tipo de parto. Por várias vezes, a mãe de Maria Helena pediu que fosse realizada a cesárea. Sabe-se que toda gestante tem o direito de optar pelo tipo de parto que deseja realizar.
2-      Como já relatado em matéria divulgada neste blog, Felipe Silva indagou a mãe da bebê da seguinte forma: Você não fez? Tem que parir! A virgem Maria aguentou, você tem que aguentar!.
3-      Após ser avaliada por duas vezes, Milena foi preparada para o parto, estando Maria Helena sem sinais de vida. Maria Helena pesava 3,500kg.
4-      Quanto à pericia no Instituto Médico Legal, a família ainda intrigada com o ocorrido não pediu, mas sim EXIGIU a realização da perícia para ter conhecimento da causa da morte de Maria Helena. Inicialmente, a equipe de plantão presente no prédio hospitalar não cogitou em hipótese alguma a realização do exame no IML, informando que apenas se responsabilizariam pelo procedimentos finais no corpo a ser velado.
5-      O médico Felipe Silva fugiu do prédio após realizar o parto e não afastado pela prefeita como informado na nota. Dr. Felipe não prestou esclarecimentos à família e não preencheu o laudo. 
6-      A família de Milena e Maria Helena, tomaram a iniciativa de registrar o B.O na delegacia do município. Logo, o secretário de saúde juntamente com o diretor do Hospital, Técio Maciel, prontificaram-se à acompanhar a sogra de Milena.
7-      Em diálogo com a avó de Maria Helena, houve uma tentativa de intimidação com a presença de dois advogados da prefeitura do municipio de Vitória do Mearim.

O Blog Correio da Baixada Maranhense teve acesso ao áudio da conversa da família de Milena e Maria Helena com Thiago Santos, secretário de saúde. No áudio, Thiago confirma que o médico Felipe Silva fugiu do prédio hospitalar após confirmação do óbito. 

Veja abaixo na íntegra.



Ver mais...

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

GOVERNO DÍDIMA COELHO INICIA O ANO COM MORTE DE BEBÊ NO HOSPITAL KALIL MOISÉS

15:41 0

Dídima Coelho inicia 2018 com a morte de mais um bebê no Hospital Kalil Moiséis
Após um ano do caso Maria (relembre aqui), levado ao conhecimento dos nossos leitores em 2017, mais uma criança foi vítima da gestão da medebista Dídima Coelho, em Vitória do Mearim. Dessa vez, uma bebê que recebeu o nome de Maria Helena, teve sua vida interrompida por negligência médica conforme informações repassadas a este blog.

A mãe de Maria Helena, Milena Fernandes, sentiu fortes contrações desde às 18:00h do dia 07 que sinalizavam o nascimento da criança. A mesma procurou o hospital do município e recebendo atendimento totalmente displicente. Na oportunidade, com as fortes dores, Milena informou ao médico que não aguentaria por muito tempo, sentia estar no momento adequado para o nascimento de sua filha e que não tinha condições para parto normal, assim solicitando que fosse feita a cirurgia. Imediatamente, o médico a respondeu: “ Aguenta! Maria aguentou, porque que tu não aguenta? Espera, tu vai ter é normal!”.

Milena, já em sua casa, continuou tendo contrações. Por volta das 05:00h de hoje, retornou ao Hospital Kalil Moisés onde o mesmo médico que lhe atendeu, realizou o parto. No entanto, já era tarde! Maria Helena nasceu morta.



Com base nas informações repassadas à redação deste blog, existe a suspeita da morte da pequena Maria Helena ter sido ocasionada pela fratura de seu pescoço no momento do nascimento, a família  intrigada tratou de realizar perícia médica no IML situado na capital. Segundo populares e funcionários do hospital, o médico que realizou o parto deixou as dependências do prédio hospitalar em visível estado de fuga. No município, há relatos da péssima prestação de serviços do médico que atendeu Milena, a mãe de Maria Helena. 

O hospital de Vitória do Mearim teve a sua frente tomada por populares que acompanhavam o ocorrido, a viatura da polícia militar esteve presente  para evitar um possível tumulto. 

QUANTAS MARIAS MORRERÃO PARA QUE SEJAM TOMADAS AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS?




Ver mais...

Post Top Ad