Caema afirma ampliação na distribuição de água em Imperatriz - Correio da Baixada Maranhense

Últimas Notícias

Post Top Ad

quarta-feira, 22 de março de 2017

Caema afirma ampliação na distribuição de água em Imperatriz

O investimento é estimado em mais de 20 milhões de reais.


Imagem: Beatriz Farias/MA10

No dia Mundial da água (22), a Companhia de Esgoto do Maranhão (Caema) divulgou que será realizada uma ampliação na distribuição de água na cidade, além da reforma na sede administrativa, da Estação de Tratamento da Água, e no reservatório responsável em distribuir água em Imperatriz. O investimento é estimado em mais de 20 milhões de reais. A ampliação é prevista ainda para este ano.

O processo de abastecimento de água em Imperatriz e região se inicia no rio Tocantins, o segundo maior rio totalmente brasileiro. Três bombas fazem o trabalho de retirada da água ainda em estado bruto. As etapas do longo processo de limpeza da água são feitas pela Companhia de Água e Esgoto do Maranhão, a Caema.
Segundo o gerente geral da companhia, Rafael Heringer, os investimentos na estação são feitos para melhorar todo serviço, e ajudam não só em uma melhor distribuição da água, como também na qualidade de vida dos consumidores.
“Nós temos uma preocupação muito forte com a qualidade da água. Um controle que envolve desde a captação de água no rio Tocantins até chegar na torneira do consumidor. A cada dia pretendemos melhorar esses procedimentos para especializar o controle da água”, afirma o gerente.
Processo de tratamento
Antes da água chegar nas residências, a agua passa por inúmeras etapas. A primeira é o processo de separação, nela, a maior parte da sujeira é retirada. Depois, a água passa por um processo de agitação, com aplicação do sulfato de alumínio, onde nove motores fazem o trabalho para que as impurezas sejam retiradas.
Na próxima etapa, toda a água é levada para seis filtros que realizam a filtragem, nele, a água já é considerada 70% limpa, mas ainda passa por outro processo, o de esterilização e aplicação de flúor para a retirada de bactérias. Só depois desses processos que a água segue para as residências.

FONTE: MA10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad