maio 2017 - Correio da Baixada Maranhense

Últimas Notícias

Post Top Ad

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Usuários reclamam de problemas nos serviços do Detran em Imperatriz

11:15 0
Segundo os usuários, o sistema do órgão estaria fora do ar atrasando a entrega de vários documentos.



Motoristas e usuários que precisam utilizar os serviços do Detran em Imperatriz, a 626 km de São Luís, reclamam das longas filas e da demora no atendimento. Segundo os usuários, o sistema do órgão estaria fora do ar atrasando a entrega de vários documentos, dentre eles, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A fiscalização do IPVA 2017 já começou no município e alguns usuários ainda não receberam o documento. Como é o caso Carlos Gonçalves que já realizou o pagamento do documento em fevereiro, mas ainda não recebeu o licenciamento obrigatório. O motorista afirma que o atraso na entrega causou constrangimento durante uma fiscalização. “Sou parado no trânsito pelo agente, que está cumprindo o papel com o trabalho dele. Ele me pede a documentação e eu entrego, ele me diz que isso não vale, porque tem que ter o documento de porte do veículo. (...) agora eu recebo uma palavra, tipo uma ameaça de constrangimento, constrange qualquer cidadão. Uma palavra que diz que o meu veículo vai ser removido”, disse.


O documento deveria ser entregue 10 dias após a quitação do pagamento. Depois de muitos dias sem informação, ele foi até o Detran buscar uma solução para o problema e foi informado que o sistema do órgão, que é informatizado, estava fora do ar. Segundo Carlos, além da ausência do sistema, é cobrado uma taxa para pegar e outra maior para a emissão do documento. “Eu não tenho tempo para ficar todos os dias no Detran esperando o sistema voltar. Segundo o despachante já está com mais de duas semanas que não tem sistema no Detran, eu já paguei toda documentação, licenciamento, tudo. Eu vou ter que pagar 30 reais só para o despachante ir lá e pegar o documento. Mas segundo o que ele me passa, se de repente o documento não for emitido, a taxa vai aumentar para 120 reais”, conta.

Para Vanderley Rodrigues, que está na mesma situação, reclama da falta de responsabilidade do órgão com todos os usuários. “ É de muito tempo que o Detran em Imperatriz não tem aquela responsabilidade que é para ter com os moradores aqui de Imperatriz e da Região Tocantina. Porque todo mundo paga o que tem que ser pago e o Detran infelizmente há muito tempo ele não tem respeito com o cidadão imperatrizense.

O Detran informou por meio de nota, que o sistema da Ciretran de Imperatriz voltou a funcionar normalmente nesta terça-feira (30) e que os problemas que vem acontecendo devem-se a falhas da empresa de telefonia Oi, em diversas centrais de distribuição de sinal de internet. Segundo o órgão, a situação tem causado as paradas constantes no sistema de atendimento em diversos postos do Detran. Ainda na nota, o órgão informa que a empresa já foi acionada para resolver a situação.

Ver mais...

Projeto ‘Palco Giratório’ movimenta cena cultural no Maranhão

10:56 0
Iniciativa que é promovida pelo Sesc é uma oportunidade de conhecer os talentos que circulam pelos palcos brasileiros.


O projeto itinerante “Palco Giratório” tem movimentado a cena cultural maranhense em São Luís. A iniciativa, que é promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), é uma oportunidade de conhecer os talentos que circulam pelos palcos brasileiros, do qual esses podem se apresentar em palcos maranhenses, assim como os maranhenses fazem as suas apresentações em palcos de todo o país.

Nesta edição, o Departamento Regional do Sesc no Maranhão recebe sete grupos artísticos das cinco regiões brasileiras, que foram selecionados para participar e seguir pelo Brasil com as produções. Segundo Letícia Amorim, técnica de cultura do Sesc, a iniciativa do projeto é promover o intercâmbio cultural. “O objetivo do Sesc com o Palco Giratório é difundir, fazer a produção artística das regiões do país circularem, promover o intercâmbio e promover o diálogo”, disse.

O Palco Giratório além de promover um intercâmbio cultural, incita o aprendizado com a realização de oficinas e incentiva a discussão sobre temas ligados ao teatro. A programação tem espaço para todas as idades. “A programação é bem extensa na linguagem da dança e inclusive com dois espetáculos infantis, no dia 3 e 4 de junho”, disse Letícia.

Em um dos espetáculos que estão em cartaz durante o projeto, a atriz e dançarina cearense Silvia Moura, faz uma apresentação que fala sobre uma relação de casualidade provocada pelo artista e a plateia. Para a atriz, a participação do público é fundamental. “Esse espetáculo usa as duas linguagens do teatro e eu trabalho com o improviso. Então o espetáculo acontece todo em cima do palco em cima da mesa, as pessoas ficam em torno como se fosse um jantar, uma grande conversa”, conta.

O espetáculo que tem classificação livre é uma produção de João Paulo Pinho. Para ele, o projeto “Palco Giratório” é uma oportunidade promover o intercâmbio cultural e a troca de experiências. “Chega um momento da carreira do artista que é muito importante extravasar os lugares que ele já percorre. Como para ela, que saiu do Ceará onde ela já é uma artista renomada e pode percorrer o Brasil com o espetáculo”, finalizou.

Programação
A segunda etapa do Palco Giratório 2017, que tem como intuito difundir a arte no Brasil, traz uma programação com diversas atrações. Os espetáculos, com entrada franca, acontecem até o próximo dia cinco de junho no estado do Maranhão. No repertório cultural quatro apresentações de dança, sendo duas para o público infantil. A programação inclui ainda oficinas práticas com 15 vagas cada e Pensamento Giratório, momento de diálogo com os atores e diretores sobre o processo de criação das produções apresentadas.

Na noite desta quarta-feira (31), a partir das 19h, na Guest House, localizado na Rua da Palma, Centro Histórico de São Luís, o grupo de dança maranhense BemDito Coletivo apresenta o espetáculo “Sintética, Idêntica ao Natural” que traz Cintia Sapequara, uma mulher que se tornou figura célebre e ilustre na capital após interpretar a vilã da peça “Uma linda quase mulher”. O espetáculo, que é indicado para maiores de 16 anos, mostra as fronteiras entre o natural e o artificial, o real e o virtual, o orgânico e o inorgânico, entre sujeito e objeto, carne e espuma.

No sábado (3), a paulista Balangandança Cia apresenta a partir das 16h30, na Área de Vivência da Unidade Sesc Deodoro, na área central de São Luís, o espetáculo infantil “Ninhos”. Dirigido por Georgia Lengos, a peça evidencia que tudo foi desenvolvido a partir da ideia de que tudo que se move pode retornar a seu lugar inicial, ou melhor, ao seu ninho.

No domingo (4), às 16h30, a Casa do Maranhão, no Centro da capital, estará aberta para as crianças. No local, ocorrerá a apresentação “Brincos & Folias”, também da Balangandança Cia. O espetáculo explora o modo como as crianças têm seu tempo consumido pela televisão e, na ausência dela, elas são forçadas a buscarem novas atividades que garantam a diversão. Quando isso acontece, o jeito é arregaçar as mangas e entrar na brincadeira, redescobrindo o corpo, o prazer de dançar e inventar movimentos.

Oficinas
Com 15 vagas disponíveis, o “Palco Giratório” promove nos dias dois e três de junho a oficina “O corpo - o espaço - a imagem”, ministrada por Sílvia Moura, das 13h30 às 16h30, na Guest House. As inscrições estão abertas pelo email cultura.sescdeodoro@gmail.com ou pelo telefone 3216-3860.

Destinado a estudantes, artistas e interessados em geral, o Sesc oportuniza ainda dois Pensamentos Giratórios: um com Sílvia Moura, do estado do Ceará, e a professora doutora maranhense Tânia Cristina no dia três de junho, às 19 horas, no Guest House, e “Encontro: o Brincar, a Improvisação e a Dança”, com a Balangandança Cia e Leônidas Portella no dia cinco de junho, no Casarão Ângelus Novus, às 19 horas.

FONTE: G1 Maranhão
Ver mais...

terça-feira, 30 de maio de 2017

POLÊMICA MARCA ÚLTIMA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES EM VITÓRIA DO MEARIM

10:48 1
Ocorrida na última segunda-feira, a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores do município de Vitória do Mearim foi marcada por debate entre os vereadores Salma Faray e César Lindoso. O fato foi devido o não comparecimento da secretaria municipal de saúde para esclarecer os últimos fatos ocorridos no hospital municipal.

Por meio de requerimento, a vereadora Salma Faray solicitou a presença da Srª Leoneide Ribeiro para que a mesma prestasse os devidos esclarecimentos à população das ocorrências no serviço municipal de saúde, da aplicação dos recursos e entre outros assuntos. O documento foi emitido em 18/05 solicitado o comparecimento da secretaria no último dia 29, no entanto a mesma não marcou presença e nem justificou sua ausência.

Salma Faray vem se mostrando firme na luta pelos direitos da população de Vitória do Mearim e afirma não se curvar diante da atual gestão que tem como prefeita Dídima Coelho. A parlamentar vem recebendo apoio nas redes sociais e ganhando popularidade no município juntamente com os vereadores Nego Mauro e Nonato de Chelo.


VEJA ABAIXO O VÍDEO ABAIXO QUE VIRALIZOU AS REDES SOCIAIS.

Ver mais...

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Presença de muçulmanos em São Luís está sendo monitorada, diz PF

15:07 0
Segundo a PF, eles teriam chegado ao Brasil pelo estado de Roraima com o visto de turismo que lhes permite permanecer em terras brasileiras por até três meses

Foto: Reprodução
A presença de um grupo de oito paquistaneses desde a semana passada em São Luís tem chamado atenção e despertado a curiosidade de muita gente. Sabendo disso, a Polícia Federal resolveu começar a monitorar os passos dos muçulmanos em terras maranhenses para garantir que nada de inesperado ocorra. Segundo a PF, eles já passaram por outras cidades maranhenses antes de chegarem à capital. 

Entre essas cidades está o município de Pinheiro, onde o grupo despertou muita curiosidade e quando as redes sociais começaram a repercutir a presença deles no Maranhão. Segundo a PF, eles teriam chegado ao Brasil pelo estado de Roraima, no norte do país, com o visto de turismo que lhes permite permanecer em terras brasileiras por até três meses. Existe, ainda, a possibilidade de prorrogação da autorização do visto por mais três meses.

Entre as andanças do grupo por São Luís, as características dos rituais religiosos são as que mais chamam atenção nessa história toda. Recentemente, o grupo estendeu tapetes para, aparentemente, praticar um ritual religioso no chão de um posto de gasolina no bairro Vinhais.

Ainda não se sabe exatamente por quanto mais tempo os paquistaneses permanecerão em São Luís, mas, segundo a Polícia Federal, os próximos destinos são cidades do Piauí, inclusive a capital Teresina.

Saiba mais sobre o Paquistão

Com 180 milhões de habitantes, o Paquistão é o sexto país mais populoso do planeta. Localizado na Ásia, país tem a sexta cidade mais populosa do mundo, que se chama Karachi e tem 13 milhões de habitantes. A capital do país é Islamabad, cujo nome em urdu significa “Morada do Islã”.

Embora sejam faladas mais de 160 línguas em território paquistanês, as línguas oficiais são o inglês e o urdu. O urdu é uma língua de origem indoeuropeia com forte influência árabe, persa e turca. Além do Paquistão, possui um grande contingente de falantes na Índia.

O Paquistão é o único país de maioria muçulmana a possuir armas nucleares. Além de potência nuclear, ele possui a quarta maior força armada do mundo.

A grande maioria dos paquistaneses professa a religião islâmica de vertente sunita. Existe também uma grande porcentagem de xiitas. O sufismo, uma corrente mística e contemplativa do islã, é também bastante popular.

FONTE: O Imparcial
Ver mais...

sábado, 27 de maio de 2017

Prefeito Djalma com comitiva da Educação visitam Colégio Cema e firmam continuidade de parceira de cooperação

10:27 0

O prefeito Djalma Melo; o secretário municipal de Educação, Marcelo Santana; e outros integrantes do governo municipal da área da Educação, realizaram visita à comunidade escolar do Centro de Ensino Cidade de Arari (Colégio Cema), na tarde desta sexta-feira (26).
O encontro com alunos, professores e gestores da escola teve por intuito um colóquio entre a instituição e o gestor municipal, a respeito das demandas educacionais de Arari e a cooperação da Prefeitura, em relação a algumas demandas que podem ser atendidas pela parceria com o governo municipal.
Entre os termos solicitados alguns já foram atendidos e outros estão por serem articulados. A Prefeitura tem colaborado com a limpeza da área externa da escola, com a doação de materiais, por exemplo, dentre outros pequenos benefícios.
Agora, o próximo passo será proceder com a instalação dos aparelhos de climatização, já entregues pelo Governo do Estado à instituição escolar, mas ainda por serem postos em funcionamento.
Alunos e gestores agradeceram a parceria da Prefeitura. O aluno Pedro Henrique Fernandes, representando o alunado, reconheceu o trabalho educacional que vem sendo realizado em Arari pela Municipalidade. A gestora Leoana Souza também comentou a parceria. “A escola agradece ao prefeito pela colaboração, sem a qual a instituição estaria sem algumas melhorias que foram proporcionadas pela Prefeitura”.
O secretário Marcelo Santana destacou que os alunos estão de parabéns pela organização no modo como estão procedendo para conseguirem melhorias à unidade escolar à qual pertencem e pela qual têm demostrado zelo.
“Fico emocionado como o modo acolhedor com que estou sendo recepcionado nas escolas da rede estadual, que agora também acolhem alunos da rede municipal nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Estamos contentes em poder contribuir com nossa parcela de colaboração também com o Cema”. – disse o prefeito.
E continuou Melo. “Nossa meta é investir ao máximo na educação de Arari, para que nossos alunos tenham condições de concorrer ao ensino superior em pé de igualdade com os da capital e de qualquer outra cidade do Maranhão”.
Ver mais...

SMTT aperta o cerco e apreende carros da Uber no Aeroporto e em outros pontos

10:18 0
Viaturas estão posicionadas em locais estratégicos para perceber o movimentos dos usuários, identificar os motoristas e apreender os veículos

Taxistas protestam em São Luís contra o Uber. Foto: Luís Furtado

Na última semana a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) apertou a fiscalização contra os carros da Uber e de outros aplicativos de transporte em São Luís. Viaturas estão posicionadas em locais estratégicos para perceber o movimentos dos usuários, identificar os motoristas e apreender os veículos. Só no aeroporto de São Luís, pelo menos 12 veículos foram recolhidos desde segunda-feira, segundo motoristas da Uber ouvidos pela reportagem.


A rodoviária e dois shoppings de São Luís – Rio anil e Shopping da Ilha – também são alvos da fiscalização. Uma viatura está posicionada em cada um dos locais exclusivamente para reprimir o trabalho dos carros cadastrados em aplicativos de transporte. Na área de desembarque do aeroporto uma viatura da SMTT está fixa, sempre nos horários dos principais desembarques, incluindo a madrugada.

E a fiscalização já inibiu o tráfego deles no aeroporto de São Luís. Por isso os motoristas decidiram não parar mais na área de desembarque. Sempre que recebem um chamado, ligam para o usuário e combinam o encontro no estacionamento do aeroporto. Além disso, criaram grupos de Whatsapp para se comunicar e fugir da fiscalização. Por enquanto, o movimento tem dado certo.

Em São Luís existem dois aplicativos que oferecem o serviço: Uber e YetGo. Só na Uber, segundo a empresa, já existem aproximadamente 900 motoristas cadastrados. E a ordem da corporação é não parar, mesmo após a promulgação da lei – pela Câmara de São Luís – que proíbe os aplicativos de transporte na cidade.

Para garantir a segurança dos motoristas, a Uber decidiu dar apoio jurídico aos motoristas que caem na fiscalização. Sempre que tem carros apreendidos, a corporação paga a multa e aciona o Detran para garantir a liberação dos veículos. E em poucos dias os motoristas estão de volta ao trabalho.

Tecnicamente, Uber está proibido
Tecnicamente, apps de transporte estão proibidos em São Luís. A Câmara de São Luís cedeu a pressão dos taxistas e decidiu aprovar projeto de lei 119/2015, de autoria da à época vereadora Luciana Mendes, que proíbe os aplicativos. E tem recebido o apoio da Prefeitura na guerra contra eles. O enquadramento jurídico é o mesmo utilizado no combate dos chamados “carrinhos”, que, mesmo após anos de fiscalização, continuam circulando livremente na cidade.

FONTE: O Imparcial
Ver mais...

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Filho que agredia mãe desceu para Pedrinhas

15:13 0
O bacharel em Direito, Roberto Elísio,encontra-se em uma cela no Complexo Penitenciária de Pedrinhas. Ele teve prisão decretada hoje (26) no início da tarde por agressão verbal e física contra a própria mãe, conforme vídeos já divulgados desde ontem (relembre).


Ficou constatado também que ele vivia da aposentadoria da mãe, que é professora aposentada da UFMA, e da pensão do falecido pai que era auditor fiscal do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. Rendimento bruta dava algo em torno de R$ 38 mil (reveja), mas por causa de empréstimos estimulados pelo filho sobrava apenas R$ 12 mil.

Ver mais...

Após período chuvoso, Prefeitura inicia cronograma de recuperação de estradas vicinais na zona rural de Arari

14:55 0

Findo o período chuvoso e já despontando a época de estiagem em Arari, por meio da Secretaria de Obras, Serviços Municipais e Transportes (Semob), acaba de dar início à recuperação da malha de estradas vicinais que interligam os povoados entre si e com a sede do município.
As primeiras estradas a receberem benefícios foram as de Barreiros, Bonfim e adjacências. “Com essa atitude a prefeitura pretende devolver a trafegabilidade em diversas estradas” – disse o encarregado de serviços, Peterson Vale.  
Segundo, o secretário de Obras, Raimundo Moraes, a Prefeitura está montando um cronograma de ação para a recuperação das vias, levando em consideração o grau de danos em que se encontram as estradas nas diversas regiões da zona rural do município. 
Ver mais...

Filho que agrediu mãe idosa pode pegar até 20 anos de prisão, diz promotor

14:31 0


Por agressão a mãe, o bacharel em direito Roberto Elísio Coutinho, pode pegar até 20 anos de prisão, se for condenado pelos crimes de tortura e agressão verbal e física, segundo o promotor de Justiça de Defesa do Idoso, José Augusto Cutrim.
Elísio foi preso na manhã desta sexta-feira (26), no município de Raposa, região metropolitana de São Luís, após ser flagrado em uma série de vídeos agredindo a sua própria mãe. Ele foi recambiado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
O mandado de prisão preventiva foi expedido pela juíza Oriana Gomes, titular da 8ª Vara Criminal da capital – unidade judicial competente para julgar ações que envolvem idosos. A decisão da juíza atende representação da Delegacia de Proteção ao Idoso, que pugnou pela prisão preventiva do acusado e por medidas protetivas, visando à proibição de aproximação e de manter contato com a ofendida e com pessoas que moram com ela, por qualquer meio de comunicação, com vistas a preservar sua integridade física, moral e psicológica.
Os vídeos foram gravados pela companheira do agressor que não teve o seu nome revelado. A idosa foi encaminhada nesta sexta ao Instituto Médico Legal (IML), onde realizou exames.
O promotor disse que além da prisão, o trabalho se desenvolve no sentido de dar suporte à vítima. “Solicitamos a prisão dele pelos crimes de lesão corporal e tortura, que estão previstos no Estatuto do Idoso. Além disso, encaminhamos um grupo de assistência social da promotoria para levantar toda situação da senhora. Saber quais danos foram causados a ela diante de tudo isso, se ela pode ficar com outros parentes ou terá que ser encaminhada a uma casa de abrigo. Tudo isso está sendo levantado”, disse.
Na manhã desta sexta, Roberto Elísio confessou as agressões, mas alegou que fez isso por conta de uma suposta doença, a qual ele ainda não iniciou tratamento. “Acontece que eu estou sofrendo de um problema, eu tenho uma doença que está na fase do início do tratamento, eu já deveria estar mais adiantado e ter me tratado, entendeu? Então tudo isso eu vou esclarecer no momento que eu to bom, não agora, mas uma coisa eu lhe garanto meu amigo, o que é mais importante para mim na minha vida para mim sempre foram os meus pais. Meu pai eu perdi há 20 anos e minha mãe já está com 84 anos”, revelou.

Ver mais...

Em Vitória do Mearim, médica receita remédio de matar piolhos para criança com alergia

14:03 0

Uma médica contratada pela prefeitura de Vitória do Mearim, na Baixada Maranhense, receitou remédio de matar piolhos para uma criança de 1 ano e 3 meses que estava com irritações e bolhas por todo o corpo.
A bula do remédio informa que não deve ser usado em áreas irritadas​ e somente poderá ser usado por crianças​ a partir de 2 anos de idade.
Um caso absurdo que deve ser apurado pelo Ministério Público e pelo conselho Regional de Medicina, inclusive checando o diploma, a trajetória e a competência dessa profissional para exercer a nobre profissão de médica.
A população, revoltada, se manifestou pelas redes sociais. Abaixo alguns comentários.


Ver mais...

São Luís sedia nova edição do Ação Global

13:47 0
Evento que é uma ação realizada pelo Grupo Mirante, Sesi e uma rede de parceiros das mais diversas áreas será realizada neste sábado (27)

Ação Global será realizada no campus da Ufma em São Luís (Foto: Biaman Prado/Jornal O Estado)
Neste sábado (27), será realizada no campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), na área Itaqui-Bacanga, em São Luís, a 24ª edição do Ação Global, que este ano tem como tema ‘A qualidade de vida para toda a família”. Durante a ação, a população terá acesso gratuitamente aos mais variados serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania, cultura, esporte e lazer.

O evento é uma ação realizada pelo Grupo Mirante, Sesi e uma rede de parceiros das mais diversas áreas. Mais de 3 mil voluntários irão trabalhar para atender a população e são esperados cerca de 220 mil atendimentos durante o dia do evento. Os atendimentos que precisam de senhas serão entregues no Centro de Convenções, no campus da Ufma. A programação começa às 7h e se estende até as 17h.

Além dos serviços que são tradicionalmente oferecidos como a emissão de documentos, tratamentos de beleza e odontológicos, este ano, a ação contará também com as inscrições para o casamento comunitário e para os pedidos de divórcio. Livros e remédios serão distribuídos e o público ainda terá opções de lazer e cultura.

Segundo Roseli Ramos, superintendente do Sesi no Maranhão, o setor mais procurado durante a Ação Global é o de tratamentos de saúde. “ Cerca de 17% dos atendimentos da área de saúde do Brasil na edição do ano passado da Ação Global aconteceram aqui no Maranhão, e isso nos dá uma responsabilidade muito grande”, disse.

Para ela, apesar da dificuldade em organizar um trabalho como o Ação Global, o resultado é gratificante. “Com certeza não é fácil, mas com a realização conjunta do Sesi, que é do sistema Fiema, com o Grupo Mirante, que é do Sistema Globo tem envolvido mais parceiros cada vez mais. É importante dizer que todos os profissionais que estarão aqui são voluntário e estarão aqui trocando suas experiências. Vamos ter aqui uma série de eventos culturais aqui para atender todo mundo”, finalizou.



Ver mais...

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Temer decidiu renunciar

11:46 0
Presidente Michel Temer (Foto: AFP)
O presidente Michel Temer está pronto para anunciar sua renúncia ao cargo e deverá fazê-lo ainda hoje, no início da noite. Já conversou a respeito com alguns ministros de Estado e, pessoalmente, acompanha a redação do pronunciamento que informará o país a respeito.
Rodrigo Maia (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, já foi avisado sobre a decisão de Temer. Ele o substituirá como previsto na Constituição, convocando o Congresso para que eleja o novo presidente que governará o país até o final de 2018.
A Secretaria de Comunicação Social da presidência da República suspendeu a veiculação de peças de propaganda do governo que estavam no ar ou que poderiam ir ao ar.
Ver mais...

Água para poucos: no governo comunista da mudança, povo paga para a Caema e ainda gasta com carro-pipa

11:35 0
Carro-pipa abastece a casa da estudante Daniela Barros: gasto duplo pelo líquido precioso

Moradores do Cohatrac II estão amargando uma dupla despesa por causa da irregularidade do abastecimento de água no conjunto. Além de pagar mensalmente as faturas à Caema, as famílias têm recorrido a carros-pipas para as necessidades básicas, como tomar banho, lavar roupas, louças e outros afazeres que dependem do precioso líquido, que deveria ser fornecido sem interrupções pela companhia estatal.
Na Rua 7 do conjunto, o gasto extra já virou rotina para muitas pessoas. Na casa da estudante Daniela Barros, a despesa com carro-pipa já faz parte do orçamento familiar. Na manhã desta quinta-feira (18), o serviço foi novamente acionado para a compra de 1 mil litros de água, que deverão durar alguns poucos dias, ao custo de R$ 30,00.
Detalhe:a família de Daniela Barros paga, em média, R$ 130 de conta água, valor cobrado religiosamente, todos os meses, mesmo com a escassez de abastecimento. Algo absurdamente injusto, que desmente categoricamente o slogan “Água para Todos”, outra peça ilusória criada pelo governo comunista com intuito de propagar o seu falso ideal de mudança.
Ver mais...

O trabalho incansável da gestão em Timon. "Estamos sempre priorizando a saúde", disse o secretário Márcio de Sousa Sá

11:16 0
Secretaria de Saúde de Timon apresenta relatório quadrimestral de gestão em audiência publica.


Foi realizada, nesta quinta-feira (18), na Câmara Municipal de Timon, audiência Pública para apresentação do Relatório quadrimestral de gestão de 2016 da Secretaria Municipal de Saúde. O encontro foi conduzido pela Comissão de Orçamento e Planejamento presidido pelo Vereador Ivan do Saborea, tendo como Vice-presidente o vereador Leandro Belo e como relator o vereador Felipe Andrade.
Durante a apresentação, o Secretário Márcio de Sousa Sá, juntamente com o assessor técnico Leonardo Neiva, informaram dados referentes aos investimentos financeiros feitos na saúde no município no referente ano. “Neste quadrimestre de 2016 foram investidos 63 milhões de reais na saúde municipal, mas nas obras, que foram construídas para oferecer um melhor atendimento aos pacientes, foram investidos mais de 11 milhões de reais. Estamos sempre priorizando a saúde. Hoje nosso maior desafio é ainda o trabalho de atenção básica, queremos melhorar o trabalho de prevenção porque assim acreditamos que podemos melhorar mais e mais a saúde municipal” disse o Secretário.
No relatório foi apresentada a estrutura da atenção básica do município que atualmente é formada por: 57 equipes do programa de estratégia Saúde da Família, possui 326 agentes comunitários, com equipes formadas por: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos e ASBs.
Os dados indicam também que durante o ano de 2016 o Núcleo de Apoio da Saúde da Família- NASF realizou 9.206 atendimentos. No NASF, localizado no conjunto Boa Vista, foram realizados 5.422 atendimentos. No NASF do Parque Alvorada foram 3.784 atendimentos.
A audiência contou com uma grande participação da população, o secretário de saúde respondeu a todos os questionamentos feitos pela comunidade e pelos vereadores que se mantiveram presentes no plenário até o fim da audiência.
O Presidente da Câmara, Uilma Resende (PDT),em sua fala, afirmou sobre a importância de audiências como essa para fiscalizar o orçamento público e ajudar no andamento de novas ações. “Estamos aqui cumprindo o nosso papel como Poder Legislativo. Muitas vezes temos nesta Casa alguns questionamentos, por parte da população e de Vereadores, esse tipo de inciativa vem a responder nossas dúvidas e prestar esclarecimentos. Precisamos conhecer de perto o nosso Município”, comentou o presidente.
Ver mais...

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Blog atinge a marca de 32.000 visualizações em dois meses

13:58 0


É com imensa satisfação que agradecemos as mais de 32.000 visualizações de nosso blog em apenas dois meses. 
Continuaremos no dever de levar aos nossos leitores, tudo o que é noticia em nosso estado, com uma equipe de redação que atua embasada na seriedade e comprometimento rígido das informações alcançadas.
O nosso muito obrigado aos nosso leitores!


Ver mais...

Prefeito Djalma e 1ª dama Graça Melo representam Arari na XX Marcha a Brasília em defesa dos Municípios

11:42 0

O ano de 2017 será marcado pelas reformas: Previdenciária, Trabalhista, Tributária, entre outras. Atenção redobrada deverá ser acompanhada de ações por todos nós, municipalistas, a fim de que este ano também seja de conquistas para o nosso movimento.
A Confederação Nacional de Municípios, junto às entidades estaduais e microrregionais, defende o “encontro de contas” entre governo federal e Municípios, a redução do custeio das máquinas públicas e os recursos financeiros condizentes com as competências estabelecidas pelo pacto federativo.
A 20ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece no período de 15 a 18 de maio de 2017, com o tema "O Brasil em Reformas" é o momento auge do movimento cujo objetivo principal é lutar em prol dos interesses dos serviços prestados ao cidadão brasileiro no local onde ele reside.
O município de Arari é representado no evento pelo prefeito Djalma Melo, que participa da Marcha aconpanhado da primeira dama do município, Graça Melo. 
"A Marcha é um espaço de lutas para definir e alertar autoridades do Executivo, do Congresso Nacional e do Judiciário sobre temas que permitam a conquista de autonomia pelo Ente Município, além de mostrar ao cidadão os caminhos que os gestores municipais defendem como solução para enfrentar e vencer a crise que a todos atinge" - destacou o prefeito Djalma.
Ver mais...

Edilázio denuncia abandono de estrada na Baixada Maranhense

11:31 0
O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) denunciou na sessão de hoje o completo abandono da MA-014, situada na Baixada Maranhense e que dá acesso ao município de Matinha.


Edilázio também protocolou pedido de informações ao secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, a respeito da obra de construção da Estrada do Peixe.
Tomada por lama e buracos, a rodovia está precária e impede a passagem de veículos leves e pesados, não permite que haja escoamento da produção dos piscicultores, inviabiliza o abastecimento do município e dificulta o acesso da população à serviços de saúde e educação.
Ambulâncias, viaturas policiais e veículos de serviços de iluminação pública também não trafegam mais pelo local.
“Peço que o governador retorne ao município de Matinha, mas não de helicóptero e sim pela MA-014. A situação ali é de abandono e descaso”, disse.
Edilázio lembrou que no dia 22 de agosto de 2015, o governador Flávio Dino assinou a ordem de serviço, e autorizou a construção da Estrada do Peixe. A rodovia liga o povoado de Itans ao centro administrativo de Matinha.
“O ato ocorreu com muita pompa, muita festa naquela cidade. Muito foguete, muita propaganda, muito Twitter, muito Facebook. E agora a situação está muito pior do que era. Nós estamos falando de quase 2 anos depois e a estrada não existe. Nós estamos falando de R$ 15,5 milhões de investimentos que o Governador prometeu para fazer esses 16 quilômetros de asfalto. Dezesseis quilômetros esses que iam beneficiar e muito aqueles piscicultores, que precisam da ração e que precisam escoar a sua produção. Mas hoje o que acontece? Os 74 produtores do povoado de Itans estão sendo prejudicados, uma vez que caminhão não pode mais chegar até o município porque estão atolando. E diariamente se tem que pegar os caminhões, passar para tratores ou para caminhonetes 4×4 para poder levar a ração até os povoados. Nós estamos falando de quatro toneladas de ração por semana”, completou.
Ele lembrou que apesar de o povoado produzir o equivalente a R$ 12 milhões anuais, só com a venda do peixe, não é dado atenção do Governo ao problema.
“Nós estamos falando de R$ 1 milhão por mês que aquele povoado produz, fazendo com que o município de Matinha tenha um PIB tão elevado na Baixada Maranhense, e o governo Flávio Dino deixou ao léu aquela estrada. Por isso estou apresentando agora aqui a esta Casa um pedido de informações ao secretário incompetente, Clayton Noleto, para que ele possa falar como está sendo feito, como foi o pagamento, se a obra vai sair, se a obra não vai mais sair, se não tem competência para fazer, porque é por isso que aquela população clama para que possa assim trazer dias melhores, como o governador tão bem discursou e mentiu mais uma vez no dia 22 de agosto de 2015”, finalizou.
Ver mais...

VITÓRIA DO MEARIM: EX VEREADOR APONTA O FRACASSO DA GESTÃO DE DÍDIMA COELHO EM VÍDEO

10:59 0

Fazendo uso de seu perfil no Facebook, o ex-vereador Laercio Faray publico um vídeo em que conta a verdadeira realidade da atual gestão do município de Vitória do Mearim, tendo como gestora a Sra. Dídima Coelho (PMDB). Nas redes sociais, a população tem mostrado total insatisfação com o governo que ganhou as eleições de 2016 ecoando mudança, no entanto têm-se percebido o total descaso em todas as áreas do serviço público. Vitória do Mearim, vem recebendo regularmente todos os repasses do governo federal, porém a população pergunta-se onde está sendo aplicado todo o numerário recebido pela atual gestão.





VEJA ABAIXO O VÍDEO DO EX-VEREADOR LAERCIO FARAY.



Ver mais...

terça-feira, 16 de maio de 2017

Paço do Lumiar: Núbia ignora protesto contra prefeitura e fura bloqueio de pista na Estrada da Maioba

14:56 0
Presa no bloqueio, Núbia foi obrigada a descer do carro e foi conduzida por
assessores até outro veículo, que a aguardava mais adiante.



Indignados com a infraestrutura precária com a qual vêm convivendo, moradores da comunidade Eugênio Pereira, próxima à Maioba de Mocajituba, protestaram na manhã desta segunda-feira (15) interditando o trecho da MA-202 (Estrada da Maioba) nas imediações da localidade. A fim de reivindicar melhorias, os populares exigiram a presença do prefeito Domingos Dutra (PCdoB), mas, para surpresa de todos, quem apareceu foi a primeira-dama e secretária municipal de Administração, Planejamento, Articulação e Fazenda de Paço do Lumiar, Núbia Feitosa (ex-Núbia Dutra), que não só ignorou os manifestantes, como furou o bloqueio de pista feito por eles.
As famílias que residem na comunidade Eugênio Pereira reclamam da dificuldade de acesso ao povoado. Para chegar ao local, os moradores são obrigados a passar por uma enorme poça de lama, com dimensões de uma lagoa. Ultimamente, motoristas de ônibus têm se recusado a entrar na localidade, onde Dutra foi visto diversas vezes pedindo votos, em sua campanha vitoriosa a prefeito.
Trecho da MA-202 em frente à localidade foi interditado com
pedaços de madeira e pneus queimados.
Ao sair de casa, no Araçagi, rumo à super secretaria que comanda, Núbia se deparou com a manifestação e ficou presa no bloqueio, feito com pedaços de madeira e pneus queimados. Ela chegou a descer do carro, conversou rapidamente com alguns manifestantes, para em seguida entrar em outro veículo que a esperava estrategicamente, após o ponto interditado, para revolta geral. Segundo relatos dos moradores do povoado, a primeira-dama ainda humilhou alguns moradores em seu percurso para o carro que lhe aguardava adiante.
VEJA ABAIXO O VÍDEO GRAVADO PELO MORADORES DO POVOADO

FONTE: Blog O ESTADO | Daniel Matos
Ver mais...

Cantanhede: Ex-presidente da Câmara é alvo de ação por improbidade

11:39 0

Devido a diversas irregularidades constatadas na prestação de contas da Câmara de Vereadores de Cantanhede, referente ao ano de 2010, o Ministério Público do Maranhão propôs, em 4 de maio, Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra Raimundo José Rêgo Amaral, ex-presidente da casa Legislativa do referido município. Formulou a manifestação o promotor de justiça Tiago Carvalho Rohrr.
Consta na ação que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) condenou as contas da Câmara de Vereadores por diversas irregularidades, entre as quais inexistência de lei que cria o plano de carreiras, cargos e salários da Câmara; irregularidades em processos licitatórios; inexistência de inventário de bens imóveis próprios da Câmara ou locados; despesas efetuadas acima do repasse recebido pela casa; subsídio pago ao chefe do Poder Legislativo acima do teto constitucional; gastos com folha de pagamento acima do limite constitucional; e decretos de abertura de créditos adicionais assinados pelo presidente da Câmara e não pelo prefeito.
“O requerido, na condição de presidente da Câmara de Vereadores, responsável pela prestação de contas do exercício de 2010, deixou de observar disposições constitucionais e infraconstitucionais, violando os princípios da administração, notadamente o da legalidade”, afirmou o promotor, na ação.
Pedidos
O MPMA requereu a indisponibilidade dos bens de Raimundo José Rêgo Amaral até o montante de R$ 122.586,93, como forma de garantir o ressarcimento ao erário.
Solicitou também a condenação do ex-vereador conforme a Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), cujas penalidades previstas incluem a perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.

Ver mais...

Com municípios em crise, prefeitos do MA marcham para Brasília

11:30 0

Começa hoje, 16, a vigésima Marcha dos Prefeitos em Brasília em Defesa dos municípios. Na véspera do evento, o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Cleomar Tema ocupou a tribuna da Câmara Federal, para fazer cobranças ao governo do presidente Michel Temer.

Tema enfatizou que os municípios brasileiros estão enfrentando uma penúria sem precedentes na história do país e citou exemplo de distorção, como é o caso da verba disponibilizada para o programa Saúde da Família, em que são liberados pouco mais R$ 10 mil por equipe. A principal reinvidacação foi em relação a Educação, cuja falta de incentivo vem afligindo prefeitos.

“Esse é apenas a ponta do iceberg, uma vez que os municípios brasileiros estão atravessando uma verdadeira tormenta. E essa Marcha deverá ter eco suficiente para sensibilizar o presidente Temer, no sentido de que ele venha a apresentar equacionamento para os nossos problemas”.

A caravana maranhense, formada por mais de 100 prefeitos e prefeitas de várias regiões do estado, participa hoje, às 17, no plenário 14 da Câmara, de reunião com a bancada federal maranhense. Durante o encontro, serão tratados assuntos relacionados ao aumento dos valores da per capita da saúde, à medida provisória que trata sobre o parcelamento de recursos referentes ao ajuste do Fundeb e ao beneficiamento das cidades maranhenses por meio do programa federal Mais Educação.

FONTE: Marrapá
Ver mais...

Sesi e Senai Maranhão abrem vagas com salários entre R$ 1.300 e R$ 7.9 mil

11:16 0
As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de maio pela internet.


O Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Maranhão abriram processos seletivos para contratação de 18 profissionais, sendo apenas duas vagas para cadastro de reserva, nas cidades de São Luís, Imperatriz, Açailândia, Pinheiro, Balsas e Caxias. Os salários variam de R$ 1.315,66 a R$ 7.964,50. As inscrições custam R$ 60 para os cargos que exigem o Ensino Médio, R$ 80 para os de Ensino Superior, e podem ser realizadas até o dia 21 de maio, pelo site do Sistema Fiema – Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – www.fiema.org.br, clicando no banner “Seletivos”, que fica na área inferior da página, onde também estão disponíveis os editais.

Para o Sesi-MA, o processo seletivo é destinado à contratação de profissionais e formação de cadastro de reserva nas cidades de São Luís, Acailândia, Imperatriz e Pinheiro. As vagas, em São Luís, são para os cargos de analista superior – médico do trabalho, professor de educação física, engenheiro elétrico (CR) e nível médio para profissional de suporte administrativo (PSA), serviços administrativos - Pessoa com Deficiência (PcD), também cadastro de reserva.

Já no Sesi Açailândia, há oportunidades para professor de ensino médio nas disciplinas de língua portuguesa e língua inglesa. Ainda para o Sesi, na cidade de Imperatriz, há vagas para professor de educação infantil e ensino fundamental de Geografia e professor de ensino médio de Filosofia e nutricionista. Já para candidatos que possuem o ensino médio há vagas para auxiliar de cozinha e técnico de segurança do trabalho. Para Pinheiro, o edital do Sesi destaca uma vaga para bacharel em Educação Física que atenderá as indústrias da região com ginástica laboral.
Instrutores do Senai

Já para o Senai-MA, o processo seletivo é para contratação de seis profissionais: instrutor de ensino superior em construção civil 100 horas (São Luís), instrutor de ensino superior em metalomecânica - 220 horas (Caxias) e instrutor de ensino superior em construção civil - 220 horas (Caxias). Há vagas também para instrutor de ensino superior em metalomecânica – 220 horas (Imperatriz e Açailândia) e instrutor de ensino superior em química – 220 horas (Balsas).

A prova objetiva será realizada no dia 4 de junho na cidade da vaga ofertada (São Luís, Imperatriz, Açailândia, Bacabal, Balsas, Pinheiro e Caxias). São ofertados aos selecionados e aprovados no processo seletivo além do salário: plano de assistência médica, previdência complementar, seguro de vida, auxílio funeral e vale transporte.


O processo seletivo será executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) e supervisionado pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Fiema. As informações ou dúvidas referentes ao processo seletivo podem ser obtidas no IEL-MA localizado na avenida Jerônimo de Albuquerque, s/n, Casa da Indústria Senador Albano Franco, 1º andar, ou pelo telefone (98) 3212-1894 ou ainda pelo e-mail seletivo@fiema.org.br.

FONTE: Imirante.com
Ver mais...

Post Top Ad