Projeto ‘Palco Giratório’ movimenta cena cultural no Maranhão - Correio da Baixada Maranhense

Últimas Notícias

Post Top Ad

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Projeto ‘Palco Giratório’ movimenta cena cultural no Maranhão

Iniciativa que é promovida pelo Sesc é uma oportunidade de conhecer os talentos que circulam pelos palcos brasileiros.


O projeto itinerante “Palco Giratório” tem movimentado a cena cultural maranhense em São Luís. A iniciativa, que é promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), é uma oportunidade de conhecer os talentos que circulam pelos palcos brasileiros, do qual esses podem se apresentar em palcos maranhenses, assim como os maranhenses fazem as suas apresentações em palcos de todo o país.

Nesta edição, o Departamento Regional do Sesc no Maranhão recebe sete grupos artísticos das cinco regiões brasileiras, que foram selecionados para participar e seguir pelo Brasil com as produções. Segundo Letícia Amorim, técnica de cultura do Sesc, a iniciativa do projeto é promover o intercâmbio cultural. “O objetivo do Sesc com o Palco Giratório é difundir, fazer a produção artística das regiões do país circularem, promover o intercâmbio e promover o diálogo”, disse.

O Palco Giratório além de promover um intercâmbio cultural, incita o aprendizado com a realização de oficinas e incentiva a discussão sobre temas ligados ao teatro. A programação tem espaço para todas as idades. “A programação é bem extensa na linguagem da dança e inclusive com dois espetáculos infantis, no dia 3 e 4 de junho”, disse Letícia.

Em um dos espetáculos que estão em cartaz durante o projeto, a atriz e dançarina cearense Silvia Moura, faz uma apresentação que fala sobre uma relação de casualidade provocada pelo artista e a plateia. Para a atriz, a participação do público é fundamental. “Esse espetáculo usa as duas linguagens do teatro e eu trabalho com o improviso. Então o espetáculo acontece todo em cima do palco em cima da mesa, as pessoas ficam em torno como se fosse um jantar, uma grande conversa”, conta.

O espetáculo que tem classificação livre é uma produção de João Paulo Pinho. Para ele, o projeto “Palco Giratório” é uma oportunidade promover o intercâmbio cultural e a troca de experiências. “Chega um momento da carreira do artista que é muito importante extravasar os lugares que ele já percorre. Como para ela, que saiu do Ceará onde ela já é uma artista renomada e pode percorrer o Brasil com o espetáculo”, finalizou.

Programação
A segunda etapa do Palco Giratório 2017, que tem como intuito difundir a arte no Brasil, traz uma programação com diversas atrações. Os espetáculos, com entrada franca, acontecem até o próximo dia cinco de junho no estado do Maranhão. No repertório cultural quatro apresentações de dança, sendo duas para o público infantil. A programação inclui ainda oficinas práticas com 15 vagas cada e Pensamento Giratório, momento de diálogo com os atores e diretores sobre o processo de criação das produções apresentadas.

Na noite desta quarta-feira (31), a partir das 19h, na Guest House, localizado na Rua da Palma, Centro Histórico de São Luís, o grupo de dança maranhense BemDito Coletivo apresenta o espetáculo “Sintética, Idêntica ao Natural” que traz Cintia Sapequara, uma mulher que se tornou figura célebre e ilustre na capital após interpretar a vilã da peça “Uma linda quase mulher”. O espetáculo, que é indicado para maiores de 16 anos, mostra as fronteiras entre o natural e o artificial, o real e o virtual, o orgânico e o inorgânico, entre sujeito e objeto, carne e espuma.

No sábado (3), a paulista Balangandança Cia apresenta a partir das 16h30, na Área de Vivência da Unidade Sesc Deodoro, na área central de São Luís, o espetáculo infantil “Ninhos”. Dirigido por Georgia Lengos, a peça evidencia que tudo foi desenvolvido a partir da ideia de que tudo que se move pode retornar a seu lugar inicial, ou melhor, ao seu ninho.

No domingo (4), às 16h30, a Casa do Maranhão, no Centro da capital, estará aberta para as crianças. No local, ocorrerá a apresentação “Brincos & Folias”, também da Balangandança Cia. O espetáculo explora o modo como as crianças têm seu tempo consumido pela televisão e, na ausência dela, elas são forçadas a buscarem novas atividades que garantam a diversão. Quando isso acontece, o jeito é arregaçar as mangas e entrar na brincadeira, redescobrindo o corpo, o prazer de dançar e inventar movimentos.

Oficinas
Com 15 vagas disponíveis, o “Palco Giratório” promove nos dias dois e três de junho a oficina “O corpo - o espaço - a imagem”, ministrada por Sílvia Moura, das 13h30 às 16h30, na Guest House. As inscrições estão abertas pelo email cultura.sescdeodoro@gmail.com ou pelo telefone 3216-3860.

Destinado a estudantes, artistas e interessados em geral, o Sesc oportuniza ainda dois Pensamentos Giratórios: um com Sílvia Moura, do estado do Ceará, e a professora doutora maranhense Tânia Cristina no dia três de junho, às 19 horas, no Guest House, e “Encontro: o Brincar, a Improvisação e a Dança”, com a Balangandança Cia e Leônidas Portella no dia cinco de junho, no Casarão Ângelus Novus, às 19 horas.

FONTE: G1 Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad